João Fonseca, aos 18 anos, fez história ao vencer o Next Gen ATP Finals, tornando-se o primeiro sul-americano a conquistar o título e o segundo atleta mais jovem a vencer o torneio. Com uma campanha invicta, ele ganhou 526 mil dólares, totalizando mais de 760 mil dólares em prêmios em 2024, um recorde na sua carreira, e expressou seu desejo de alcançar o topo do tênis mundial e ganhar um Grand Slam no futuro.
O tenista João Fonseca foi o grande vencedor do Next Gen ATP Finals, encerrado neste domingo (22) na Arábia Saudita. A conquista não apenas consolidou a ascensão do prodígio brasileiro de 18 anos, mas garantiu ao jovem uma premiação robusta.
Marcas importantes de João Fonseca
A vitória de João Fonseca na final por 3 sets a 1 sobre o estadunidense Learner Tien, com parciais de 2/4, 4/3, 4/0, e 4/2, rendeu o primeiro título da história do Next Gen ATP Finals para um tenista da América do Sul.
O torneio é destinado aos melhores sub-20 de todo o mundo, com base no ranking da ATP.
Além disso, Fonseca se tornou o segundo atleta mais jovem a levar o troféu, aos 18 anos e 3 meses, ficando atrás apenas de Jannik Sinner, hoje número 1 do mundo, que venceu o torneio aos 18 anos e 2 meses em 2019.
“Eu acho que é uma pressão boa, que diz que eu estou no caminho certo. Obviamente quero fazer o que eles estão fazendo, ganhando Grand Slams. Espero que daqui a alguns anos eu esteja nesse nível competitivo, enfrentando esses jogadores tão grandes para o tênis mundial. Se Sinner e Alcaraz fizeram essa trajetória, por que não fazer também?”, declarou João Fonseca após a conquista.
A título de comparação, o desempenho de João Fonseca na temporada rendeu ao brasileiro a posição 145 no ranking mundial, enquanto Gustavo Kuerten, maior referência brasileira da história do esporte, terminou o ano em que completou 18 anos na 418ª colocação do mesmo ranking.
“O Guga é uma figura que inspira não só jogadores de tênis, mas todos os outros esportes, todo o Brasil, com a sua história, com a sua felicidade falando, sua alegria, seu carisma. Ele me inspira a ser número um do mundo, quero ganhar um Grand Slam. É muito legal ver novos jogadores no circuito. Sempre tem um ou dois ali passando a barreira do top 100”, disse o jovem.
Premiação recorde na carreira
Com uma campanha invicta no Next Gen ATP Finals, João Fonseca faturou 526 mil dólares (cerca de R$ 3,2 milhões) de premiação, sem considerar os descontos de impostos.
Com isso, o valor conquistado em 2024 pelo tenista chega a mais de 760 mil dólares (R$ 4,7 milhões), quantia recorde em sua carreira.
“Bem, eu posso apenas dizer que não parece ruim, eu sou jovem. Felizmente meus pais estão me ajudando a ganhar esse tipo de dinheiro… é enorme. Muito obrigado”, brincou Fonseca sobre as cifras astronômicas.
Além do título no Next Gen ATP Finals, o brasileiro foi campeão do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto e vice-campeão no Challenger de Assunção, no Paraguai, em março.